
ALUNO REPÓRTER ESTÁ NA FEIRA
O projeto “Aluno Repórter: A imprensa na escola”, também está presente na XIX Feira do Livro. O projeto consiste no uso de tecnologias como Radio e TV como instrumentos de comunicação direta do estudante em sua escola. Agora o “Aluno Repórter” também está na Feira, dentro do estande da Secretaria de Educação (Seduc), no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.
O projeto criado e é executado no município de Bragança, nordeste do Estado, trouxe parte da sua estrutura e apresenta programas de Radio e TV na Feira com uma equipe de oito pessoas, sendo quatro estudantes e quatro professores. Em Bragança, o projeto tem uma frequência de Radio AM e FM e um canal de TV, sendo sua base na Fundação Educadora de Comunicação da Diocese de Bragança. Nele os estudantes têm a possibilidade de entrar ao vivo e uma vez por semana vão ao laboratório para produzir e apresentar os programas.
A Radio funciona como educadora e tem duração de uma hora, de segunda a sexta. Produzida integralmente pelos alunos, o projeto, além de ter uma base na Sistema Educativo Radiofônico de Bragança (SERB) também funciona com um pré-estágio, selecionado para emissoras de TV, alunos que querem ser repórter ou repórter cinematográfico.
A aluna Mayra Oliveira, do 3º ano do Ensino Médio, explica que o projeto trouxe benefícios para a sua vida escolar. “Através dele nós melhoramos nossa escrita, oratória e isso nos ajudou muito nos estudos”, diz.
Além do aprendizado, os estudantes recebem um certificado pelo Núcleo Tecnológico de Bragança (NTE). “Os alunos adquirem uma aprendizagem refinada e ao sair da escola eles têm uma oportunidade muito grande no mercado de trabalho”, comenta Beto Amorim, coordenador do Projeto Aluno Repórter.
O projeto recebeu diversas premiações como Educador Destaque, Escola Voluntária, Editais do Governo do Pará, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Radio Bandeirantes. Na XIX Feira Pan-Amazônica do Livro, os estudantes estão atuando na cobertura das diversas ações que ocorrem durante a programação.
Márcio Flexa / Ascom – Feira do Livro