Free Themes

O Projeto

PROJETO ALUNO REPÓRTER – A IMPRENSA NA ESCOLA RÁDIO E TV

 

O Projeto Aluno Repórter – A Imprensa na Escola – RÁDIO & TV é desenvolvido pela SEDUC/CTAE/NTE Bragança-PA, com o apoio da Fundação Educadora de Comunicação (www.fundacaoeducadora.com.br) e consiste numa proposta sócio-educativa, pedagógica interdisciplinar, inclusiva e profissionalizante com alunos da Rede Pública de Ensino, utilizando de forma responsável as mais diversas TIC’s – Tecnologias de Informação e Comunicação na produção do conhecimento, com destaque para o Rádio e a TV.

As escolas participam das ações do projeto por intermédio de equipes de cinco a dez alunos que, após participarem de oficinas de capacitação radiofônica e televisiva, passam a atuar como alunos repórteres dentro do Programa de Rádio Aluno Repórter – A Imprensa na Escola, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 08:00 às 09:00h, na Rádio Educadora AM – 1390, apresentado pelo professor coordenador do projeto, Roberto Amorim, onde os alunos repórteres participam, via telefone, ao vivo, divulgando informações referentes às ações de suas respectivas escolas.

A presença dos alunos repórteres em suas escolas garante uma ampla divulgação das ações desenvolvidas, especialmente no que se refere aos projetos dos professores, programações intra e extra-classe, agenda de eventos escolares e demais assuntos de interessa da comunidade escolar.

Outro meio utilizado para a divulgação das produções de nossos alunos é a Rádio On Line do site do Projeto: www.alunoreporter.com.br, localizada no Laboratório de Rádio do projeto, onde os alunos apresentam programas semanais com as mais variadas temáticas.

Diversos ex-alunos repórteres já garantiram o primeiro emprego apresentando em seus currículos as experiências acumuladas pela participação no projeto Aluno Repórter. Outro resultado positivo da ação do projeto é o desenvolvimento substancial do aluno dentro de sala de aula, em que o mesmo passa a valorizar ainda mais sua vivência como um aluno que coopera e que busca vencer com a busca de mais conhecimentos.

O Projeto Aluno Repórter – A Imprensa na Escola – Rádio e TV, vem sendo executado desde o ano de 2008 pela SEDUC/CTAE/NTE Bragança-PA e busca superar as dificuldades através das mais diversas parcerias com as entidades públicas e particulares locais. Atualmente, os Laboratórios de Rádio e TV do projeto funcionam em um espaço cedido pela Fundação Educadora de Comunicação, entidade da Diocese de Bragança, onde estão localizadas às Rádios Educadora AM e FM, além da TV Educadora. Contudo, a busca de recursos através da concorrência em editais é o que vem dando garantias para que os resultados sejam alcançados, especialmente na aquisição dos equipamentos que hoje dispomos nos Laboratórios de Rádio e TV.

No ano de 2014, o Projeto Aluno Repórter - A Imprensa na Escola Rádio e TV concorreu ao edital do 14º Prêmio Escola Voluntária, da Rádio Bandeirantes e Fundação Itaú Social e foi vencedor com a conquista do 2º Lugar, num universo de 511 projetos inscritos e Educador Destaque para o seu coordenador, Professor Beto Amorim. O evento de premiação aconteceu em São Paulo.

DETALHAMENTO DOS PROJETOS DE RÁDIO E TV

Projeto de Rádio: Participação, ao vivo, uma vez por semana, dentro do Programa Aluno Repórter – A Imprensa na Escola (08:00 às 09:00) na Rádio Educadora AM/OT – 1390 Mhz, e na Rádio Educadora FM – 106,7 (Programa Tô na Rede – 12:00 às 14:00h) e produção e apresentação de programas e demais produções de rádio, uma vez por semana, no Laboratório de Rádio do projeto;

Projeto de TV: Participação na produção de conteúdos audiovisuais educativos e posterior veiculação num Programa Jornalístico (Programa Aluno Repórter TV) na TV Educadora, canal 30 e espaços pedagógicos das escolas.

 

OBJETIVOS


GERAL

  • Contribuir para a formação integral do cidadão com a construção de novos conhecimentos a partir de habilidades e competências, tendo em vista os sistemas de radiodifusão, televisão e as novas TIC’S – Tecnologias de Informação e Comunicação.

ESPECÍFICOS

  • Capacitar os alunos para atuarem como repórteres dentro da comunidade escolar;
  • Promover e estimular a produção textual no aluno;
  • Possibilitar a ação interdisciplinar na práxis do professor;
  • Despertar o interesse pela pesquisa;
  • Potencializar o interesse pela leitura;
  • Promover a inclusão digital;
  • Promover relações sócio-afetivas;
  • Potencializar o processo de inclusão em todos os seus aspectos;
  • Promover práticas que ajudem a desinibir o aluno;
  • Despertar novos talentos nas artes em geral;
  • Despertar o espírito empreendedor;
  • Estimular a reestruturação dos Grêmios Estudantis;
  • Desenvolver a arte de falar em público;
  • Desenvolver o espírito de companheirismo, lealdade, fraternidade, responsabilidade, igualdade e disciplina pautados na ética e na moral através do trabalho coletivo;
  • Estreitar a relação Universidade X Escola de Ensino Médio.
  • Otimização do site do projeto Aluno Repórter – A Imprensa na Escola para a divulgação da produção dos alunos na Rádio on line em uma programação com notícias das escolas e municípios vinculados ao projeto com a veiculação de textos informativos, mural de recados, dentre outros.

Mantenha-se informado sobre o projeto...                                

Bookmaker No1 in The UK - William Hill by w.artbetting.net
Read best online bokies by http://artbetting.net/

© 2008 - 2017 Projeto Aluno Repórter - A Imprensa na Escola e na Comunidade. Todos os direitos reservados.

Caéte Web - Criação e Hospedagem de Sites